Se você pretende tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) este ano, com certeza sabe que tirar uma carteira de habilitação pode ser bem caro em algumas regiões do país. No Brasil, o custo médio de todo o processo de obtenção da CNH é de cerca de 2.500 reais, incluindo exames técnicos e práticos. Porém, em alguns locais, a CNH pode ser emitida gratuitamente!
Isso porque, em alguns estados brasileiros, o programa CNH Social permite que pessoas de baixa renda tirem a carteira de habilitação de forma simples e prática. Dos 26 estados, 14 já contam com programas de distribuição gratuita que contemplam todos os processos para obtenção da CNH. Saiba onde você pode usar a CNH Social:
- Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
- Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais;
- Região Centro-oeste: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; DF
- Região Norte: Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins;
- Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco e Piauí.
Para se inscrever no programa, os requisitos podem variar para cada unidade federativa, mas, basicamente, o cidadão deve estar incluído no CadÚnico. Além disso, outros requisitos são notados, como desemprego há mais de um ano, alfabetização e até nível de escolaridade e instituição estudantil do cidadão.
CNH Social pode aumentar interesse dos jovens em emitir carteira
Algumas pesquisas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) indicaram que a maioria dos jovens paulistanos não querem ou não desejam aderir à CNH. Os motivos podem variar, mas o maior deles está atrelado ao preço do processo de emissão da carteira. Somente em São Paulo, houve uma queda de 10,5% no interesse de jovens em aderir à carteira de motorista.
A pesquisa ainda mostra que 42% de jovens de 16 a 25 anos já dirigem automóveis sem ter habilitação. A CNH Social pode mudar esse cenário.