Alô concurseiros! Autorizado 810 vagas para a IBAMA e ICMBio São 460 vagas para o IBAMA e 350 para o ICMBIo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30/08) duas portarias, assinadas pela ministra Esther Dweck, autorizando a realização de concursos públicos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), totalizando 810 vagas.

Para o IBAMA, são 330 vagas para o cargo de Analista Ambiental e 130 vagas para Analista Administrativo. Já para o ICMBio, são 230 vagas para Analista Ambiental e 120 vagas para Analista Administrativo. Todos os cargos para ambos os órgãos exigem nível superior.

Os responsáveis pela realização do concurso são os próprios órgãos IBAMA e ICMBio, que tem o prazo de seis meses para a publicação do edital. A antecedência mínima entre as publicações dos editais e as realizações das primeiras provas dos certames é de dois meses. O provimento dos cargos está condicionado à homologação dos resultados finais dos concursos e à adequação orçamentária e financeira.

Distribuição das Vagas

Para o IBAMA, foram autorizadas 460 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Analista Ambiental: 330 vagas
  • Analista Administrativo: 130 vagas

Cargo

Escolaridade

Vagas

Analista Administrativo

Nível Superior

130

Analista Ambiental

Nível Superior

330

Total

460

Para o ICMBio, foram autorizadas 350 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Analista Ambiental: 230 vagas
  • Analista Administrativo: 120 vagas
  • Para receber novidades sobre o concurso siga-nos aqui.

Cargo

Escolaridade

Vagas

Analista Administrativo

Nível Superior

120

Analista Ambiental

Nível Superior

230

Total

350

Requisitos e Prazos

Todos os cargos exigem nível superior. As próprias instituições, IBAMA e ICMBio, serão responsáveis pela organização dos concursos, que devem publicar os editais em até seis meses a partir da data de publicação das portarias no DOU. Após a publicação dos editais, as provas deverão ocorrer com uma antecedência mínima de dois meses.

Condições para Provimento dos Cargos

O provimento dos cargos depende da homologação dos resultados finais dos concursos e da adequação orçamentária e financeira. Isso inclui uma declaração do ordenador de despesas, confirmando que há recursos disponíveis e compatibilidade com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Veja as portarias:

Portaria de autorização de concurso público com 460 vagas para o IBAMA

Portaria de autorização de concurso público com 350 vagas para o ICMBio

Considerações Finais

As portarias destacam a necessidade de os órgãos seguirem as leis e regulamentos relacionados às políticas de reserva de vagas, garantindo que os procedimentos do concurso público estejam alinhados com essas políticas.

Essa é uma excelente oportunidade para profissionais de nível superior que desejam ingressar na administração pública, especialmente em áreas relacionadas à gestão ambiental e administrativa. Fique atento ao prazo para a publicação dos editais e prepare-se para participar dos processos seletivos que prometem movimentar o cenário de concursos públicos no país.

Com informações de: GovBr