Senac capacitará mais de 1,6 mil internos do sistema prisional do DF a partir do dia 11 de setembro
|Senac capacitará mais de 1,6 mil internos do sistema prisional do DF
O Senac-DF está comprometido em transformar vidas e promover a ressocialização por meio da educação profissional. A partir do dia 11 de setembro, esta instituição de renome estará capacitando nada menos que 1.644 internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, em uma parceria sólida com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Os cursos oferecidos incluem pizzaiolo, modelista, costureiro, oratória e abertura e legalização de empresas MEI, abrindo portas para um futuro melhor.
O Procap e sua Missão de Transformação
Estes cursos fazem parte do Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes, conhecido como Procap, uma iniciativa que busca trazer oportunidades de aprendizado e capacitação para os detentos. A seleção dos participantes seguirá critérios rigorosos estabelecidos na Ordem de Serviço nº 75/2019, levando em consideração a antiguidade na lista de espera e o bom comportamento, garantindo que aqueles que estão genuinamente empenhados em transformar suas vidas tenham essa chance.
“Sabemos que a educação profissional transforma vidas”, afirma o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa. Esta parceria reforça a missão social da instituição, demonstrando o compromisso em fornecer habilidades e competências que podem fazer toda a diferença na reintegração desses indivíduos à sociedade.
Ressocialização Através do Trabalho
Conforme destaca o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, esta colaboração com o Senac-DF está totalmente alinhada com o que prevê a Lei de Execução Penal. Os cursos oferecidos não apenas permitem a ressocialização por meio do trabalho, mas também capacitam o interno para garantir seu próprio sustento e o de sua família quando retornarem ao convívio social.
É importante ressaltar que essas capacitações não se limitam a uma única oportunidade; pelo contrário, são cursos continuados. O objetivo é proporcionar a todos os reeducandos a oportunidade de participar do Procap. O intuito final é que todos os internos tenham acesso a esse programa e, assim, possam retornar à sociedade com as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho e contribuir positivamente.
Veja também:
- SENAC ANUNCIA 3 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES 100% GRATUITOS E COM DIREITO A CERTIFICADO
- O SENAC ANUNCIA ABERTURA DE MAIS DE 2,7 MIL VAGAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES TOTALMENTE GRATUITOS PARA O MÊS DE SETEMBRO DE 2023!
- SENAC-DF PROMOVE CONCURSO QUE
Impacto na Sociedade
A iniciativa do Senac-DF e da Secretaria de Administração Penitenciária não apenas beneficia os internos do sistema prisional, mas também impacta positivamente a sociedade como um todo. Quando um indivíduo recebe a chance de se capacitar e se reintegrar de forma produtiva, reduz-se a taxa de reincidência criminal, tornando nossa sociedade mais segura.
Além disso, ao adquirirem habilidades profissionais, esses indivíduos têm a oportunidade de se tornarem membros produtivos da comunidade, contribuindo para o crescimento econômico local e nacional.
Comprometimento
O comprometimento do Senac-DF em capacitar mais de 1.600 internos do sistema prisional do Distrito Federal é uma demonstração clara de como a educação profissional pode ser uma ferramenta poderosa na busca pela ressocialização e pela transformação de vidas. Esta parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária reflete a importância da colaboração entre instituições públicas e privadas na promoção do bem-estar social e na redução da reincidência criminal.